Metamorfose Turismo

Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695


Horário de atendimento de segunda a sexta, das 10h às 19h

Auckland | NOVA ZELANDIA

Ainda que com pouco mais de um milhão de habitantes, Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia e, apesar de construída em cima de 50 vulcões (todos inativos, claro!), tem infrestrutura bem adaptada para receber os turistas. Não à toa é um dos destinos da Oceania mais procurados pelos estudantes estrangeiros. Cosmopolita e porta de entrada do país neozelandês, a metrópole busca aliar modernidade com tradições culturais e qualidade de vida.

A cidade tem uma geografia favorável aos esportes radicais e aquáticos. Está repleta de parques e montanhas. O porto da região abriga o maior número de barcos por pessoa no mundo. Há mais embarcações nas águas do que carros nas ruas, o que rende o apelido de Cidade da Vela. Além disso, por ser repleta de construções verticais, Auckland possui o maior edifício do hemisfério sul, de onde é possível pular de bungee jump.

Os moradores locais, os aucklanders, são bem receptivos e falam um inglês de forte sotaque britânico. A agitação neste lado da ilha é um pouco diferente do resto do país, de aspecto mais interiorano. Mas Auckland também tem seu lado tranquilo. Enquanto o festival da natureza reina pelas áreas mais afastadas, o centro da cidade concentra o burburinho, com prédios, museus, lojas, restaurantes badalados, cafés alternativos e outros pontos turísticos. Aproveite, pois é fácil conhecer tudo!

Área Total: 1.086 km²
População: pouco mais de 1 milhão de habitantes
Língua oficial: inglês e maori
Código Intern: 64+9

 

Aventura

Assim como no resto da Nova Zelândia, Auckland oferece uma grande diversidade de opções em esportes radicais. Sua geografia acidentada de vulcões, parques e construções verticais ajuda na prática. Sem contar que os moradores da cidade têm no DNA a paixão por atividades ao ar livre. Combinação perfeita!

Existem lojas para todos os gostos e bolsos na hora de escolher o equipamento ideal para qualquer esporte radical. Por isso, não dá para deixar de fazer uma escalada. O lugar perfeito para subir é a Mount Eden, topo de um vulcão inativo com bela vista da cidade e da baía. E como tudo o que sobe, desce, o bungee jump é a grande sensação na cidade. Assim, os pontos mais tradicionais para pular são a ponte Harbour e o Sky Tower. A mais alta torre do hemisfério sul foi inaugurada em 1997, com mais de 320 metros de altura.

Quer sentir outro tipo diferente de adrenalina? Ainda dá para descer qualquer ladeira da cidade rodando e rolando... É simples! Basta entrar em uma bolha de PVC que atinge 30 km/h. Trata-se do zorbing, modalidade bastante famosa por lá.

 

Cultura

Em Auckland, é obrigatório conhecer um pouco mais da arte e cultura maori, o povo nativo da Nova Zelândia existente há milhares de anos, muito antes dos colonos ingleses. A sinalização na cidade e nos estabelecimentos está escrita tanto em inglês quanto em maori, as duas línguas oficiais.

Para aprender mais sobre a cidade e o país, eis uma interessante lista de museus. O Marítimo Voyager New Zealand é imperdível. O Auckland Museum reúne relíquias do Pacífico Sul. No Whittakers Musical Museum, estão nada menos que mais de 100 instrumentos musicais com mais de 50 anos. E tem até um Museu de Transporte e Tecnologia. Enquanto nas galerias de arte, sobretudo as da rua Queen, é possível encontrar peças contemporâneas e da tradição local.

 

Passeios

A região central (Auckland Central) apresenta as principais opções de passeio e diversão urbana. É onde ficam os prédios altos, os melhores restaurantes, cafés, bares, lojas, galerias e museus. A principal atração da cidade também está por lá, a Sky Tower, que oferece uma vista de toda a cidade. No alto da torre há um restaurante e na base funciona um cassino.

Ainda pela zona central, vale almoçar ou caminhar à tarde pela marina Westhaven, onde encontram-se bons restaurantes e bares, com um incrível visual da baía. O visitante provavelmente verá no local inúmeros veleiros e lanchas, que são ícones na cidade. Além de praticar esportes radicais, o turista deve assistir a um jogo dos All Blacks, a lendária seleção nacional de rúgbi. Ou que tal tomar um ferry boat para passar o dia na bela ilha Waiheke?

Fora do centro, inclua no roteiro a montanha Eden, sagrada para o povo maori. Aos que curtem praia, a do bairro Mission Bay é tranquila e tem bons bares à beira-mar. Aos surfistas, a dica é a praia de Piha. E se quiser estreitar os laços com a natureza, os parques verdes estão mais afastados, mas merecem visita. O Zoológico de Auckland é um dos melhores do mundo, enquanto o parque Domain é o maior da cidade. E se bater um nacionalismo forte, corra para o Albert Park, que tem o circuito de Fórmula 1, onde o Ayrton Senna já ganhou. Brasil-sil-sil!!!

 

Comida

A gastronomia em Auckland é surpreendente e universal. Os pratos com toque regional são feitos à base de peixes e frutos do mar, assim como os com carne de ovelha, animal muito comum no interior do país. No centro da cidade, o cardápio varia bastante com restaurantes indianos, japoneses, chineses, asiáticos e franceses, a maioria administrada por famílias de imigrantes.

Para beber, o vinho neozelandês é de qualidade, sobretudo o branco. Em alguns estabelecimentos, o comensal pode até levar sua própria garrafa. Os cafés, por sua vez, predominam a cada esquina. E se bater saudades do Brasil, um dos pontos fortes por lá são as pizzarias de forno a lenha. Bom apetite!

 

Noite

A noite aucklander é bem agitada. E, como a maioria das casas noturnas cobra apenas um pequeno valor de entrada, é comum que os baladeiros se desloquem de um bar para outro na mesma noite. Auckland Central e o bairro de Parnell abrigam as melhores opções de balada. Os neozelandeses são animados e adoram beber. Em alguns lugares, a cerveja vem servida até em jarras. Haja sede!

O melhor de tudo está na hora de voltar para casa de madrugada. Rola até de retornar a pé, pois a cidade é uma das mais seguras do mundo. Para se ter ideia, os policiais não precisam nem andar armados. Então, respeite os limites.

 

Compras

O centro hospeda as principais lojas. Dedique um tempo para compras no Monte Wellington, no Newmarket e no Victoria Park Market. Já a Marina Westhaven dispõe de diversas lojas de lembrancinhas do mundo da vela e iatismo, símbolos na cidade.

E para garimpar os artesanatos nativos, vá direto ao Aotea Square Markets. O mercado da rua Queen é um dos preferidos dos kiwis e funciona de sexta e sábado. Possui barraquinhas com peças maori, joias, roupas e comida étnica.

 

Transporte

Caminhar pode ser um tanto cansativo, pois os derramamentos de lava do passado fizeram com que parte da cidade ficasse cheia de morros. Os ônibus e táxis são meio caros. Por isso, o melhor mesmo é alugar carro. Só que os veículos de lá utilizam a mão inglesa. Para quem não está acostumado, é bom tomar cuidado.

De resto, ao volante, você tem muito mais chances de apreciar paisagens incríveis, dignas de cartão-postal. Pode conhecer bem mais lugares e cruzar o país de uma costa a outra pelo parque nacional Arthur's Pass.

Outro meio de transporte essencial na ilha é o ferry boat. Você pode pegar um no centro e ir até o Waitemata Harbour, no lado oposto da baía, para apreciar o lindo pôr do sol, com vista privilegiada do centro e da Sky Tower.

 

Informações Gerais

    * Ainda que Wellington seja a capital do país, Auckland é a cidade mais importante e populosa, e também a capital econômica do país.
    * Foi fundada em 1840 e chegou a ser a capital do país até 1865.
    * Clima: Entre junho e agosto, as temperaturas variam de 1ºC a 10ºC. E aproveite o inverno para praticar esportes na neve.
    * População: pouco mais de 1 milhão de habitantes.
    * Idiomas: Inglês e maori.
    * Fuso: +15h
    * Código telefônico: 9
    * Moeda: Dólar neozelandês

2010 © Copyright Metamorfose Turismo. Todos os direitos reservados


Rua Tobias da Silva, 137 - 505
Moinhos de Vento - Porto Alegre
Cep: 90570-060
Fone: 55 51 3222-0710
Plantão Emergencial:
55 51 99117-1747
55 51 98422-9695
metamorfose@metamorfoseturismo.com.br

Produzido por